sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sexta-feria

Originária do Latim Sexta Feira, significa.... "Sexta-feira".
Quando pensei em "falar" sobre o dia de hoje, fui direto ao Wikipedia, porque depois do nosso "amigo que tudo sabe e tudo vê", eles, provavelmente, são a segunda maior fonte de conhecimento da internet, ainda mais sabendo que 70% do conteúdo da internet é um lixo. O que comprovamos no dia-a-dia.
Voltando ao assunto em epígrafe, me decepcionei quando li o significado da palavra sexta-feira.
Achei que encontraria algo como "dia da bebedeira", "dia do porre", "véspera de dois dias na folga", "dia do início da coçação" ou simplesmente, "dia feliz".
Mas não, sexta-feira significa sexta feira. Gênio não!?
Achei que tinha algum significado, mas não, chama-se sexta por ser o SEXTO dia da semana. (Cada vez fica melhor não?!).
Então lendo mais um pouco, fala-se que os povos pagãos reverenciavam nesse dia o deus Vênus, o que originou algumas denominações para o dia de hoje, como no espanhol, viernes ou no italiano, venerdi, ou seja, Dia de Vênus (finalmente um porque melhor explicado...).
Nas culturas africanas dedica-se o dia de hoje ao orixá Oxalá, no sincretismo, Jesus, sendo cercado de preceitos (regras que ditam o que pode ou não ser feito e/ou comido).
Já no Islam, a Sexta-feira é um dia sagrado, nesse dia é obrigação dos Muçulmanos realizarem pelo menos a oração do meio dia em comunidade. A representação de sua semana é desalinhada daquelas que findam sábado ou domingo.

Simplificando tudo, hoje é o melhor dia da semana, último de trabalho (para alguns), véspera de final de semana, dia de festas, dia de encontrar os amigos para aquela gelada e etc.

Fonte: Wikipedia

0 comentários: