quarta-feira, 4 de junho de 2008

Tem trocado?

Por que somos obrigado a escutar essa pergunta quando vamos pagar algo com uma nota um pouco maior?
Minha teoria...

Por que somos obrigados a escutar essa pergunta?

Situação 1: Fui ao shopping, fiquei 30 minutos, na saída, paro na guarita, entrego o ticket, a moça toda sorridente fala: "Dois reais Sr." (aqui em Uberlândia é a tarifa mínima pelas primeiras 2 horas).
Entreguei uma nota de R$10,00. Quando então vem a pergunta:
"O Sr não tem trocado não?"
Até algum tempo atrás eu respondia educadamente, "Não, não tenho."
Isso começou a me chatear. Um belo dia resolvi mudar minha resposta.
Depois de todo o blá-blá-blá acima, respondo para ela, educadamente:

Se eu tivesse trocado, tinha lhe pago assim”

Imaginem a cara da minha mulher... ela ficou pálida, levou as mão ao rosto e disse:
“Meu bem, você me mata de vergonha”

Claro que eu quase morri de tanto rir.

Situação 2: Fomos ao MacDonald’s, lanche pra mim, pra patroa e para o pequeno, R$43,00. (Tem coisas, que só o MacDonald’s faz).
Entrego a caixa uma nota de R$100,00.
Aí então veio o meu êxtase. Sabem aquele momento que o mundo todo “andou” em slow motion? Foi esse, em uma cena de filme, ouço sair da boca dela:

"O Sr não tem trocado não?"

Não me contive e "larguei" com imponência:

Se eu tivesse trocado, tinha lhe pago assim”

Novamente minha mulher quase morreu, a caixa ficou branca como as nuvens, o casal do lado me olhou, e eu com um sorriso estampado em pleno MacDonald’s.

Sério mesmo, eu queria saber qual o intuito de se perguntar isso? Se o cara tivesse trocado, é obvio que ele teria entregado! Só criança gosta de ter R$ 100,00 em notas de 1, para falar que tem muito dinheiro, notem que o muito refere-se a quantidade de notas.
Será mesmo que quem pergunta acha que o cara faz coleção de trocados? Tipo dinheiro de bêbado?
Da próxima vou usar uma tática diferente, vou ter trocado e uma nota maior, vou entregar a maior, quando ouvir a derradeira frase irei responder:

“Tenho sim, lhe entreguei essa nota grande só para lhe mostrar que tenho ela"

0 comentários: