terça-feira, 14 de julho de 2009

Efetivar ou não? Eis a questão.

Nosso Palestra encontra-se em uma posição estranha e que, pessoalmente, lembro poucas vezes de ter visto.
Como disse em outro post:
Tínhamos um técnico com uma capacidade gigantesca, porém a mania de ser manager e do carteado mudaram-lhe o foco. Ficamos reféns de suas experiências e má vontades, pois nem treinar o time direito, treinava.
Namoramos com outro grande técnico, porém ou blefou (e se deu mal) ou "subiu na gilete" para fazer discurso se achando a última bolacha do pacote (se deu mal, o retorno).
Nosso interino segue dando uma cara nova ao time, empatamos contra o Santos, goleamos Avaí e Náutico. Mas fica a pergunta, valem como testes?

A resposta é simples: NÃO!

A tabela favoreceu muito, afinal Santos, Avaí e Náutico, não são grandes desafios.
Pela frente, Flamengo e Santo André, aqueles que estão mais bem posicionados do que nós, tem desafios duríssimos nessas próximas duas rodadas, o que, caso o Palmeiras ganhe as duas, pode fazer-nos ir dormir dia 19 como líderes do BR-09 com técnico interino.
Pode-se criar uma euforia e fazer-nos crer no bom trabalho de Jorginho.
Que fique bem claro que eu vejo uma evolução no time após a saída do manager, entretando qualquer um que assiste um pouco de futebol faria a mesma evolução.
Por quê?
Porque o manager inventava, e Jorginho faz o feijão-com-arroz.
Porque o manager tinha preferências ($) estranhar, Jorginho escala quem joga bem.
Porque o manager conseguiu dividir o elenco, e agora, todos gostam de Jorginho.

Estão falando em trazer o Evair para, junto de Jorginho, treinarem o Palmeiras.
Agora vejam só nossa tabela a partir do dia 26/07:
14ª SCCP
15ª Fluminense (casa)
16ª Ixpot (fora)
17º Grêmio (casa)
18ª Atlético-MG (fora)
19ª Botafogo (casa)
20ª Coritiba (fora)
21ª Inter (casa)
22ª SPFW (casa)
23ª Barueri (casa)
24ª Vitória (fora)

Será que eles resistiriam a uma derrota para o SCCP, Ixpot, Atlético-MG, Inter, SPFW e Vitória?
É impossível acontecer? Não.
SCCP é sempre um jogo difícil, Ixpot é lá na casa deles, outro jogo difícil.
Atlético-MG se mantendo, vai ser outro jogo complicado, o Inter não temos sorte contra eles, SPFW sempre tem alguma jogada de bastidor que nos atrapalha e Vitória é sempre complicado lá.
Seriam 15 pontos, contando que ganhemos todos os outros, em 33 disputados.
Ou seja, a hora para colocar alguém é agora. Mas não, já confirmaram Jorginho até o Santo André (domingo), porém de domingo para frente é só pedreira e jogo quarta e domingo.
Vamos supor que Nostradamus esbarrou aqui e tudo isso se confirme, estaremos com 34 pontos ao término da 24ª rodada, ano passado isso foram os pontos do 10º colocado, nós eramos 3ª com 43 pontos.

Por outro lado, o mercado não nos proporciona grandes nomes.
Muricy era, infelizmente, a melhor opção e digo infelizmente pois não acho ele com cara de Palestra, fora o fato de ter defendido o SPFW tão arduamente e o caso do gás. MAS era o que tinha de melhor no mercado.
Hoje temos algumas opções a mais, porém são fracos.
Ventilaram o nome de Parreira, pois o mesmo já trabalhou com a Traffic, mas Belluzzo descartou. Eu achei ótimo, Parreira só saber jogar se tiver ótimos jogadores em todas as posições (assim até minha avó).
Atualmente não vejo nenhum nome no Brasil que consiga atender a nossa necessidade.
Hoje temos desempregados:
Nelsinho Batista, Waldemar Lemos, Muricy Ramalho, Luxemburgo, Márcio Bittercourt, Parreira, Tite, Renato Gaúcho, Silas e Mancini, e ainda falam nos empregados Dorival Jr, Estevam Soares e Caio Jr.

Dessa lista, retiramos Luxemburgo, por motivos óbvios, Muricy é a melhor opção.
Nelsinho Batista seria um bom nome também, mas devido a identificação com o Ixpót e o passado recente, torna-se impraticável.
Tite? Talvez, mas não tem cara de treinador do Palmeiras. Não é um cara que suportaria nossa torcida chamando ele de burro (o que naturalmente aconteceria).
Os outros nomes, nem vou entrar em análises.
Continuo batendo que mesmo conhecendo pouco o mercado seria melhor Jorge Fossati, atual técnico da LDU e indicação do Felipão.
Falaram também em Marcelo Bielsa ou Carlos Bianchi, entre os dois prefiro Bianchi.
Entre os 3 minha ordem seria, Carlos Bianchi, Fossati e Marcelo Bielsa.
Mas, pelo que Cipullo declarou, não vão trazer um estrangeiro por acharem que falta conhecimento do futebol brasileiro e do elenco.
A bandeira Jorginho/Evair está muito bem hasteada no Palestra Itália.
Como disse acima, se resolverem ficar assim mesmo, a torcida tem que ter paciência, pois o campeonado é longo, e seguindo as previsões acima, ainda teríamos chances de ser campeõs (basta ver o caso do SPFW ano passado, na 24º rodada era 6ª colocado, com 39 pontos, 10 atrás do líder Grêmio).
Calcula-se que o Palmeiras irá economizar cerca de 4,5 milhões de reais até o final do ano. Especula-se que isso esteja pesando (e muito) para a decisão. Porém essa economia deve ser usada para trazer 2 nomes de peso, nomes titulares, o que faria nosso Palestra ser um forte candidato ao título, se não o favorito.
Um deles, tudo indica, é Valdívia, para ser nosso 10, CleitonX assumiria a 8.
O outro nome, não tenho nem noção.
Finalizando, se seguirem essa linha de projeto, apoio totalmente a efetivação de Jorginho fazendo dupla com Evair, desde que nossa torcida tenha calma e tragam esses dois nomes.

0 comentários: