quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rede Globo e a Final da Libertadores

Não me surpreendeu muito a decisão da Rede Globo de transmitir para as capitais brasileiras o incrível jogo entre SCCP e Fluminense.
No mesmo horário, temos a primeira partida pela final da Libertadores da América, entre Estudiantes e Cruzeiro.

Mas a toda poderosa Rede Globo tem razão, afinal a Libertadores é um campeonatozinho totalmente sem valor... Nenhum clube brasileiro quer conquistar... (mode ironic off)
As maiores audiências futebolísticas da Globo são os jogos do SCCP COM RONALDO EM CAMPO.
A Globo está errada? Claro que não.
A culpa é da Conmebol que não sabe negociar seus contratos.
A Libertadores é o campeonato mais importante do continente, tanto é que a Globo paga uma boa fortuna pelos direitos de transmissão e exige a exclusividade dentro do Brasil.
Mas na hora de transmitir a final, prefere passar um jogo atrasado do BR-09, que não vale nada (sim porque SCCP está em 10º se ganhar vai no máximo para 5ª, empatando mantem a 10ª, já o Flu, está em 15º, ganhando vai para 9º, empatando para 12º) pois não mudará nenhuma das 4 primeiras posições (que são as que realmente valem algo).
Mais uma vez, a culpa é da Conmebol, pois basta a Conmebol incluir no contrato uma pequena cláusula dizendo que a emissora é OBRIGADA a transmitir as duas partidas finais, independente dos clubes que a disputarão, do horário ou do dia.
Assim como a UEFA faz com a mesma toda poderosa Rede Globo, que ano que vem, será obrigada a transmitir a final, independente de dia, horário ou clubes.

Não podemos aceitar que a Conmebol permita isso. Afinal a Rede Globo está, teoricamente, rebaixando o campeonato de clubes mais importante do Continente.
Está claro que as trasmissões estão se tornando cada dia mais comerciais do que esportivas, pois para as emissoras, não importa os jogos importantes da rodada, mas sim, os que darão mais audiência.
Um fato que muito me chama a atenção é que nesses casos não existe lei contra o Monopólio, pois a Rede Globo faz isso descaradamente com o futebol e a Fórmula 1. Ela vai lá, compra os direitos e transmite o que quer. Se o BR-09 tem 38 rodadas com 20 clubes, nada mais do que justo que dividir de maneira igualitária. Ou então não existir exclusividade, Globo, Bandeirantes, SBT e Record deveriam transmitir os jogos, cada emissora um diferente.
Imaginem a situação, cada rodada tem 10 jogos, normalmente 5 no sábado e 5 no domingo, com 4 emissoras transmitindo, teríamos 80% de cobertura da rodada.
Sabem por que isso não acontece? Alguém pagaria R$ 60,00 para ser Sócio PFC?
E assim, segue o monopólio da Rede Globo, acabando com nosso futebol, e transmitindo jogos RIDÍCULOS ao invés de passar uma final da Libertadores.

Muito obrigado Rede Globo!

PS.: A alguns meses iniciei o movimento Quero ver o Brasileirão 2009 que trata justamente disso.

0 comentários: