quarta-feira, 26 de agosto de 2009

95 Anos de Glórias!

Existem anos que deveriam ser apagados da memória de um garoto, e 1990 foi um deles.
Naquele ano, eu então com 10 anos, perdi minha querida avó, vi a Argentina eliminar o Brasil da Copa do Mundo e vi o Palmeiras fazer uma campanha ridícula na 1ª fase do Brasileiro, antagonicamente fazer uma campanha perfeita na 2ª fase para ser eliminado nas oitavas pelo Grêmio e ainda ver o SCCP ser campeão Brasileiro.
Em meio a tantas tristezas, essas são minhas primeiras lembranças de torcedor do Palmeiras. Como já disse várias vezes, sou palmeirense de sangue, coisa de geração. Meus bisavós são italianos, meu avô era Palmeirense, meu pai é Palmeirense, eu sou e meu filho nasceu vestindo nossas cores.
Lembro-me bem de ver meu pai com o radinho de pilha a noite ouvindo os comentários na rádio e sofrendo com o Palmeiras, porém em 1990 foi quando "acordei" para essa louca paixão, por vezes sofrida, por muitas outras gloriosa.

Lembro como foi duro a 1ª final no Morumbi em 1993 para depois dar risada na 2ª partida e gritar muito no 4º gol, afinal, estava garantido!
1994 então, nem se fala, foi perfeito, Bi-Campeão Paulista e Brasileiro, como era bom ir jogar bola vestindo o manto...

1996 foi lindo, afinal, fazer 101 gols no Paulista ninguém mais fez.


1998, quando tudo estava perdido na Copa do Brasil, o carismático Oséas empurrou para o fundo da rede e levantamos nossa primeira taça da Copa do Brasil e depois a Mercosul!

1999 foi muito especial... eliminamos o SCCP da Libertadores e nos sagramos campeões!

2000 novamente eliminamos o SCCP e foi com gosto especial, afinal Marcos defendeu o pênalti batido por Marcelinho Carioca, porém contra o Boca, mais uma vez fomos "operados" e perdemos...

Resumindo...
4 Paulistas (93,94,96,2008)
2 Rio-São Paulo (93,2000)
1 Copa dos Campeões da CBF (2000)
2 Brasileiros (93,94)
1 Copa do Brasil (98)
1 Mercosul (98)
1 Libertadores (99)
Sem contar o triste rebaixamento a série B em 2002, porém levantamos o título da série B em 2003 e com muito orgulho, pois até então todos os clubes que caíram para a série B voltaram para a série A no tapetão, e o Palmeiras foi o primeiro a voltar dentro de campo, junto com o Botafogo (que foi vice) e o vice do Mundial de Clubes.
Lembro-me e sempre falo com orgulho de grandes nomes que vi jogar, como Djalminha, Edmundo, Evair, Velloso, Antonio Carlos, Roberto Carlos, Cafú, Mazinho, Zinho, César Sampaio, Paulo Nunes, Arce, Cléber (Clebão!), São Marcos, Rivaldo, Valdívia, Kléber, Pierre, Diego Cavaliere e tantos outros grandes nomes que não vi jogar e deixaram sua marca no nosso Verdão...

Torcer para o Palmeiras é...
...viver constantes emoções
...torcer para o melhor time do mundo em uma semana e para o pior na próxima
...nunca ser ajudado pelos árbitros
...ter toda a imprensa contra
...ter grandes goleiros
...ser um dos dois únicos times a ceder jogadores para a seleção nas 5 copas conquistadas
...ter o maior número de participações na Libertadores
...é ser a equipe brasileira com mais gols marcados na Libertadores
...última equipe brasileira a vencer uma estrangeira em final de Libertadores
...ter sido a primeira equipe brasileira a ter treinador de goleiros
...ser o maior ganhador de títulos dentro do Pacaembú
...único time paulista a ser campeão vencendo todos os seus jogos
...é representar a Seleção Brasileira duas vezes
...é ter um passado glorioso, com uma história fantástica
...é ter raízes Italianas
...é receber o título de campeão do Século XX!

Palmeiras, parabéns pelos seus 95 Anos de Glórias!
Agradeço a Deus por ser Palmeirense!

Palmeiras minha vida é você!

0 comentários: