quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Análise Palmeiras x Grêmio - Brasileirão 2009 - 17ª Rodada

Começa hoje a 17ª rodada do BR-09, com isso faltarão apenas 2 rodadas para o término do 1º Turno, porém nem todos os times terminarão o 1º turno, afinal nossa tabela, graças ao calendário ridículo da CBF, já está cheio de asteríscos e jogos atrasados (assunto de outro post).
Nesta rodada teremos 2 grandes jogos, Palmeiras x Grêmio e Inter x Atlético-MG. Este último jogo acontecerá somente dia 02/09.
Não será fácil esse jogo contra o Grêmio, historicamente o Grêmio é um grande freguês do Palmeiras, no total são 71 jogos oficiais, com 31 vitórias do Palmeiras, 25 empates e 15 vitórias do Grêmio, 104 gols do Palmeiras e 72 do Grêmio.
Nos 4 últimos confrontos temos um empate, com 1 vitória para cada lado e 2 empates, ou seja, igualdade maior que essa é impossível.
O Grêmio vive um momento totalmente diferente do que ano passado. Na época do primeiro jogo entre as equipes (no Olímpico), na rodada 15, o Grêmio era líder com 4 pontos de vantagem para o 4º colocado, o Palmeiras, o jogo terminou com empate em 1 a 1. Já no segundo confronto, válido pela 33ª rodada, o Palmeiras era 2º com 61 pontos, 1 ponto a mais que o 3º colocado, o Grêmio. O jogo, no Palestra terminou 1 a 0... Para o Grêmio, o que além de dar vantagem para o Grêmio e o SPFW (o 1º) nos jogou para a 4ª posição.
Hoje ambos os times vivem momentos bastante diferentes.
O Palmeiras lidera com 3 pontos de folga, o Grêmio está a 10 pontos de nós. Nosso time vem embalado e sem sofrer gols a 3 partidas. Temos um técnico que não brinca com a escalação muito menos inventa substituições e contratações.
O Grêmio ainda amarga a desclassificação na Libertadores, fato que para mim estejam superando somente agora. Na última rodada venceram o Cruzeiro por incríveis 4 a 1, antes disso perderam para o SPFW por 2 a 1. Antes, ganharam do Santo André e perderam para o Avaí, ou seja, uma campanha bem irregular.
Não acredito nessa conversa do Autuori que quer um Grêmio mais ofensivo, diferente da histórica retranca e jogo duro gaúcho. Se ele vier assim contra o Palmeiras, leva de goleada.
Eles devem vir bem fechados, assim como todos que jogam contra o Palmeiras, o esquema deve ser o 4-4-2, sendo que quando estão defendendo o time se fecha com 2 linhas de 4, deixando os 2 atacantes perto do meio do campo aguardando uma roubada de bola para o contra-ataque. Já no ataque o Grêmio faz uma movimentação comum, ficando com os 3 zagueiros no meio do campo, com os 2 volantes entre o meio do campo e grande área, com Fábio Santos na lateral esquerda, os dois meias atacantes na cabeça da área e os atacantes em linha. É um esquema bastante utilizado, mantendo-se assim uma postura médio-ofensiva, mantendo sempre o meio de campo congestionado.
É o básico, congestiona-se o meio de campo e espera para ver no que dá...
Imagino que Muricy deve escalar nosso Verdão no 4-4-2, especula-se que nosso comandante deve entrar com Marcão na lateral esquerda, no lugar de Armero que cumpre automática e vai para a seleção, ficando de fora dos jogos contra Grêmio e Atlético-MG.
Eu, particularmente, daria uma chance ao Jefferson, pois acho o Marcão meio tosco.
Sendo assim, nosso time deve entrar mais ofensivo do que o último jogo, mesmo porque jogamos em casa e essa vitória é muito importante.
Vou apostar alto (o que não costumo fazer) e arriscar um 3 x 1 para o Palmeiras.

PS.: Não analisei o Palmeiras taticamente pois além de ser desnecessário (acredito que a maioria aqui é Palestrino) ainda não sabemos a variação.

0 comentários: