sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Estatísticas para o Campeão

Esse é o 7º ano de campeonato Brasileiro com pontos corridos.
Tivemos até hoje 4 campeões: Cruzeiro, Santos, Corinthians, SPFW(3).
O time que fez mais pontos foi o Cruzeiro (2003), com 100 pontos, porém tínhamos 46 rodadas.
O time que menos pontos fez, foi o SPFW (2008), com 75 pontos.
O melhor aproveitamento é do Cruzeiro, com 72,46% e o pior foi o Corinthians com 64,29%.
O maior número de vitórias é do Cruzeiro, 31, e o menor do SPFW, 21.
O menor número de derrotas é do SPFW, 4, e o maior do Santos, 11.
O menor número de empates é do Cruzeiro, 7, e o maior do SPFW, 12.

Com todos os dados em mãos, podemos concluir que EM MÉDIA, o campeão atinge 67,54% de aproveitamento, o que resultaria, hoje, em 77 pontos, sendo 23 vitórias, 8 empates e 7 derrotas.
Para isso, nosso Palmeiras precisaria de mais 13 vitórias e 3 empates.
Hoje nosso aproveitamento é superior a média do campeão, e perde apenas para a média final do Cruzeiro.
Nossa atual pontuação, é menor apenas que a do Corinthians em 2005 (naquele ano tivemos aquela série de jogos repetidos em função do escândalo do apito.).
Imagino que se fizermos 72 pontos, levantamos a taça. Seria o pior desempenho de sempre no Brasileirão, mas é o que a tendência mostra. Ainda mais que se compararmos todas as 17ª rodadas, como disse acima, perdemos apenas para o Corinthians em 2005. Ou seja, a coisa está caminhando para o mesmo lado.
Concluindo, temos muito campeonato pela frente, historicamente o nível de aproveitamento vem caindo ano após ano, ou seja, ano passado o aproveitamento do campeão foi de 65,79%, deve ser menor esse ano, acredito que fique entre 62% e 64%, resultado de um declínio no nosso futebol em função da grande exportação ou da equiparação de times pequenos aos grandes (na minha opinião a primeira hipótese é a melhor.).
Com certeza ainda vamos perder alguns jogos, empatar outros e ganhar a maioria. Não podemos perder jogos chaves, como o de quarta-feira contra o PAtético-MG.
Como nós, todos os times vão perder mais jogos e empatar outros, isso é o futebol e um campeonato longo como esse sempre vai ser assim.
Continuo apostando no título.

0 comentários: