quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Palmeiras x Avaí

Quem poderia imaginar que chegaríamos para esse jogo como líderes, 4 pontos na frente do segundo colocado e com um jogo a menos, o de hoje.
Pois é, temos 53 pontos em 27 jogos, o vice, 49 pontos em 28 jogos, se ganharmos essa diferença sobe para 7 pontos faltando 11 rodadas. É uma diferença boa sim, afinal é preciso duas derrotas e mais um empate do nosso lado e do lado do vice, 3 vitórias. Não é fácil essa combinação acontecer MAS muitas outras coisas podem acontecer.
Li em um blog um comentário dizendo que ano passado estávamos mais ou menos na mesma condição e perdemos.
Realmente, ao término da 28ª rodada ano passado, éramos 1º, com 4 pontos de vantagem para o 3º, visto que estavamos empatados com o Grêmio. Nas rodadas seguintes, ganhamos 4, perdemos 4 e empatamos 3, um aproveitamento pífio de 45%. Eu não vejo esse ano da mesma forma. Vamos analisar alguns pontos:

1) Temos técnico? Sim! Esse ano temos um técnico e não um manager que, após o título paulista de 2008, achou que tinha um super time imbatível que conseguiu nessas rodadas finais perder de 5 x 2 para o Flamengo, 3 x 0 para o Fluminense e ainda perder de 1 x 0 para Grêmio e Botafogo NO PALESTRA.

2) Ritmo de treinos? Diários! Depois que Muricy assumiu o time, voltamos a treinar em 2 período de verdade e com a intervenção do técnico e não dos auxiliares.

3) Empolgação - Nosso técnico está sabendo conter muito bem a empolgação dos jogadores e ninguém subiu no salto.

4) União/Preferências - Esse time é muito mais unido que o do ano passado e nosso técnico não tem preferências por jogador A ou B por ele ter sido indicado por ele ou pela parceria. Joga quem está bem, quem se encaixa.

5) Padrão de jogo - Agora temos um padrão de jogo. Somos fortes na zaga, com um meio campo criativo e um ataque eficiente. Não marcamos 300 gols por partida mas gols decisivos que nos tem dado vitórias.

6) Formação - 3-5-2 ou 4-4-2, podem contar sempre com uma ou outra, isso nos dá padrão de jogo, cria uma "cara" para o time e ajuda os jogadores a se desenvolverem e se acostumarem com o tipo de jogo.

Acho que depois desses 6 pontos que levantei, podemos concluir que temos um time bem melhor que ano passado. Não devemos realmente cair no Oba Oba, mas o título é cada vez mais eminente. Nunca estivemos tão perto.

Jogo de mais a noite será uma pedreira.
O Avaí não é um time bobo, conseguiu ganhar do Goiás, Grêmio, Atlético-PR (no sul), enfiou 4 no Vitória, 3 no Flamengo, 4 no Barueri... Mas em contrapartida, levou umas "sovas" também, levou 3 do mesmo Barueri, e nós enfiamos 3 x 0 goela abaixo no primeiro turno.
Eu acredito que eles estão em queda, chegaram onde estão e ganharam um certo status quo devido a sequência que foi da 11ª a 21ª onde ganharam 8 partidas e empataram 3, ou seja, em 11 partidas, 33 pontos, perderam apenas 6 pontos.
Na mesma sequência nós vencemos 6 vezes, empatamos 3 e perdemos 2, perdemos 12 pontos. Porém, nas últimas 6 rodadas, ganharam 1 partida, empataram outra e perderam 4, nós vencemos 4, empatamos 1 e perdemos 1. Bem antagônicos.
Como foi dito acima, na minha visão estão meio desestabilizados diante dos últimos resultados, pois eles sairam do 20º lugar para 5º e agora estão caindo e foram para 11º.
Não será um jogo fácil. Não é jogo para terminar 5 x 0, a não ser que o Palmeiras faça um gol com menos de 15 minutos e o Avaí se jogue para frente.
Temos um grande desfalque, nosso Diego Souza, que certamente não será substituido a altura. A influência dele no time é muito grande, basta ver que o desempenho do CleitonX cai bastante quanto não temos nosso 7 em campo. Isso é algo que Muricy precisa corrigir. CleitonX é um craque (para mim não é ainda nosso camisa 10, mas um camisa 8 de luxo) e precisa "aprender" a jogar sem DS.
Sendo assim, imagino que temos duas opções de escalação:

4-4-2 com
Marcos;Figueroa, Edmilson, Danilo e Marcão; Jumar, Souza, CleitonX e Willians; Robert e Vágner Love
ou 3-5-2 com
Marcos; Danilo, Edmílson e Marcão; Figueroa, Jumar, Souza, CleitonX e Willians; Robert e Vágner Love. (Com Willians com ouma ala esquerdo).

Temos que partir pra cima impedindo o ataque rápido deles, basta tocarmos a bola e aguardar a hora certa, ganhar por 1 x 0 ou 5 x 0 nos dão os mesmos 3 pontos.

Eu prefiro o 3-5-2 e aposto em um Palmeiras 2 x 0 Avaí (prova aqui).

0 comentários: