segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Campeonato de Pontos Corridos?

Não vou mentir para ninguém, eu ODEIO, campeonato de pontos corridos.
Sou a favor do mata-mata sim, ou então uma mesclagem dos dois.
Dividam os 20 clubes em 2 grupos de 10 times, em 2 turnos. Ao término dos 18 jogos em cada grupo, os 4 primeiros formariam as oitavas de final, no velho esquema:
1º do Grupo A x 4º do Grupo B
2º do Grupo A x 3º do Grupo B
3º do Grupo A x 2º do Grupo B
4º do Grupo A x 1º do Grupo B
Obviamente em jogos de Ida e Volta, sendo que o melhor colocado no Geral, levaria sempre a vantagem.
É difícil organizar um campeonato assim?
Sendo que poderia ter jogos apenas aos domingos, pois seriam apenas 26 jogos para cada clube, e nas quartas teríamos a Copa do Brasil sendo disputada simultaneamente, fazendo com que não aconteça a palhaçada deste ano, com o Corinthians entrando em campo apenas para não cair para a segundona.
Chegaríamos em Dezembro e então conheceríamos o Campeão Brasileiro e o Campeão da Copa do Brasil.
Sendo que o Campeão e Vice dos dois estariam classificados direto para a Libertadores. A 5ª vaga, para a pré-libertadores, ficaria com o 3º colocado no Brasileirão.
E por que eu acho isso tudo?
Para não cairmos na situação que estamos vendo o Brasileirão passar.
A quantas rodadas o Corinthians não joga nada? Aí no jogo contra o Palmeiras deram o sangue, afinal era contra o maior adversário.
Aí ontem, contra o Flamengo, foi a maior calmaria do mundo, parece que estavam jogando um amistoso, e para completar o goleiro Fábio nem pulou na cobrança do penalti.
O que achei ridículo.
Já na próxima rodada, teremos Flamengo x Grêmio, Internacional x Santo André, Botafogo x Palmeiras, SPFW x Sport e Santos x Cruzeiro.

Com essa combinação, caso o Grêmio vença o Flamengo, poderia estar "ajudando" o Internacional, seu maior rival, a ser campeão Brasileiro. Com isso, a diretoria do Grêmio anunciou que irá escalar um time misto e existe na internet até campanha para o Grêmio entregar o jogo.
Por outro lado, o Santos, do PokerStar Luxerlei Wandemburgo, ex treinador do Palmeiras, também anunciou férias antecipadas aos seus comandados, pois caso o Santos vença o Cruzeiro, automaticamente os 4 primeiros hoje estariam classificados para a Libertadores 2010, incluindo quem? O Palmeiras, seu ex clube.
O Sport é outro que tem grandes interesses em perder, pois já está rebaixado e ganhando, indiretamente poderia ajudar o Palmeiras, seu mais recente carrasco, a ser campeão.
Com tudo isso, apenas os jogos entre Inter e Santo André e Botafogo e Palmeiras, realmente vão ser jogados com raça e sangue nos olhos.
Tudo bem que podem vir com teorias de que, no formato que sugeri, também pode acontecer isso, supondo que na última rodada da fase de grupos aconteça um jogo onde se o Corinthians perder, o Palmeiras não classifica, mas para isso acontecer, o Corinthians não teria que estar ameaçado de perder sua vaga nas oitavas e a classificação Geral contaria para decisões de empates, mando de campos e jogar por empates, sendo assim, o Corinthians teria que ganhar.
Fórmula perfeita, não existe, isso é um fato.
Vamos a outro ponto, o Vitória foi líder por 2 rodadas, o SPFW por 3, Internacional por 6, o Atlético-MG por 8, o Palmeiras por 17 (!) rodadas e então, o Flamengo assume a liderança na 37ª, sem NUNCA, por NENHUMA rodada ter liderado e pode ser campeão, liderando apenas 2 rodadas, a mesma quantidade que o Vitória, que está em 13º lugar.
Vou mais longe, o Flamengo esteve no G4 por 6 rodadas, Goiás por 12, o SPFW por 18, Atlético-MG por 24, Palmeiras por 32 e o Inter por 34.
Ou seja, o Flamengo é um dos times que menos esteve no G4 e pode ser o campeão.
Onde está a justiça nesse campeonato? Esse campeonato preza mesmo a regularidade?
Quem foi mais regular? O Flamengo que, se for campeão, será com apenas 2 rodadas de liderança? Ou o Palmeiras que então tera sido líder por 18 rodadas?
No final, é o que sempre digo, a fórmula para ser campeão é manter-se entre os 5 primeiros durante o primeiro turno, no início do returno, não deixar o líder disparar e nos últimos 9 jogos arrancar ganhando todas, ou seja, o primeiro turno não vale nada.
Resumindo, esse campeonato não é por pontos corridos, esse campeonato é por time de chegada, quem arranca nas últimas 10 rodadas é o campeão...
Dos 6 primeiros, vejam só os pontos perdidos nas últimas 10 rodadas:
Flamengo - 7 pontos
Internacional - 15 pontos
Palmeiras - 27 pontos
SPFW - 16 pontos
Cruzeiro - 9 pontos
Atlético-MG - 21 pontos
Tenho, ou não tenho razão?!

(PS.: Desculpem o longo texto)

0 comentários: