sexta-feira, 11 de junho de 2010

Copa 2010: Jogos Grupo A: AFS X MEX e FRA X URU

Hoje, realmente começou a Copa do Mundo de Futebol 2010.
No jogo das 11h, a anfitriã, Africa do Sul enfrentou o México, em jogo vAlido pelo Grupo A, o chamado grupo da Morte, por ter também a França e o Uruguai.

O jogo terminou 1 x 1, onde a Africa do Sul saiu na frente, sofrendo o empate na etapa final.
Acredito que o jogo não deve servir muito de termômetro, pois achei os jogadores muito nervosos.
No começo o México dominou totalmente, entretanto a Africa do Sul foi se soltando, tocando bola e começou a gostar do jogo. Voltando para o 2º tempo com vontade de gols. E ele veio.
Mas, a Africa não conseguiu fazer o 2º gol e em uma grande falha da defesa, que tentou fazer a linha de impedimento, levou o gol. de empate.

O jogo foi bem truncado, com foco em não tomar gols.

Já no segundo jogo, que era para ser o Grande Jogo do dia, França e Uruguai, fizeram um jogo feio, daqueles que chegam a causar sono.
As duas equipes pensaram somente em não tomar gols, que, infelizmente, parece ser o objetivo desta copa.
Vimos em alguns momentos o Uruguai melhor, em outros a França, mas foram momentos esporádicos.
O jogo em si, foi parado. Concentrado no meio e em manter a posse de bola.
Do 30º minuto para frente, a França fez duas substituições (Anelka por Henry e Goucuff por Malouda), o que a tornou momentaneamente mais ofensiva, levando um pouco mais de perigo ao gol do Uruguai. Mas nada de assustar. Nem jogando com um jogador a mais desde os 34' a França conseguiu ser melhor.
Achei a seleção do Uruguai meio "cavalinha", com algumas faltas mais pesadas, inclusive recebendo a primeira expulsão da Copa, o jogador nº 14, Lodeiro, após uma falta feia, levou o segundo cartão amarelo. Merecia até vermelho direto.
Nos últimos 5 minutos a França foi com tudo para cima, pressionando e muito a defesa Uruguaia.
No final, a França teve uma grande oportunidade em uma falta pelo lado esquerdo do seu ataque, onde Henry cobrou na barreira a falta, sendo o último lance do jogo.
Final, França 0 x 0 Uruguai, grupo A todo empatado com 1 ponto, com vantagem para Africa do Sul e México por terem feito 1 gol.

Um ponto que sempre comento é como as seleções e times de hoje em dia chutam pouco a gol. O gol só vale se entrar com bola e tudo? Hoje no jogo da manhã tivemos um lance muito parecido com o gol do Carlos Alberto, contra a ItAlia em 1970, onde Pelé dominou e rolou mansinho na entrada da Area, Carlos Alberto ao invés de cruzar, soltou um canhão para o gol. Entretanto, e obviamente, o jogador da Africa nem cruzou nem chutou.
Claro, sem comparações por favor.

Vai ser muito interessante os confrontos destas duas seleções contra México e Africa. Chego ao ponto de dizer que, ou jogam melhor, em busca da vitória, ou teremos surpresas e veremos França e Uruguai fora já na primeira fase.

Acretido em Brasil ou Espanha levando esse título e descarto já França e Uruguai.

0 comentários: